Política de Qualidade e Segurança Alimentar

MISSÃO

É o abate, a transformação e a comercialização com valor acrescentado da carne de suíno, produzida nas nossas explorações e em sistema integrado, satisfazendo as necessidades e as expectativas dos nossos clientes, através da apresentação de conceitos inovadores e soluções para a alimentação humana.

VISÃO

Através da comercialização da nossa carne de suíno e dos nossos transformados, sermos uma referência para os nossos clientes, pelas soluções de produtos e serviços de reconhecido valor e qualidade e rigor, e para a nossa sociedade, pela contribuição para a sustentabilidade de toda a nossa fileira da suinicultura.

POLÍTICA DA QUALIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR

A Administração da INCARPO define a sua Política segundo os seguintes parâmetros:
  1. Manter a empresa sustentável de forma a assegurar os postos de trabalho e criar valor aos acionistas;
     
  2. Produzir e comercializar produtos de carne que satisfaçam os padrões de qualidade e de segurança, cumprindo todos os requisitos esperados pelo cliente, bem como todos os restantes requisitos legais aplicáveis;
     
  3. Dar um enfoque prioritário à segurança alimentar, assegurando o fornecimento de alimentos seguros, promovendo uma cultura de segurança alimentar;
     
  4. Fomentar os Canais de comunicação entre todas as Partes Interessadas (Clientes Internos e Externos, fornecedores, entidades oficiais, etc.);
     
  5. Assegurar a formação adequada aos colaboradores, de forma a desenvolverem as suas competências e enriquecer o conhecimento para um desempenho eficaz e responsável das suas atividades;
     
  6. Promover as Boas Práticas Ambientais, quer nos seus processos como através dos seus colaboradores;
     
  7. Promover a melhoria continua do Sistema de Gestão da Empresa, relativo à segurança dos alimentos, tomando em consideração, quando aplicável, os progressos e matéria de ciência, tecnologia e melhores práticas;
     
  8. Reduzir os desperdícios, promovendo a venda através de campanhas promocionais, dando enfoque à sustentabilidade;
     
  9. Promover e garantir a proteção e bem-estar animal, com dignidade.
Todos os colaboradores da Organização assumem o cumprimento desta Política.
A Administração assume a responsabilidade pela sua implementação, divulgação e manutenção. De forma honrar o compromisso assumido com os seus clientes, a Administração definiu e aprovou um conjunto de Indicadores e respetivos objetivos, que lhe permitem evidenciar o cumprimento da sua Política da Qualidade e Segurança Alimentar.
A Administração assume o compromisso de assegurar todos os recursos humanos, materiais e pedagógicos, necessários ao desenvolvimento e aplicação do SGQSA. Compromete-se ainda a acompanhar a sua evolução, através de nomeação de um representante permanente na ESA.

CULTURA DA SEGURANÇA ALIMENTAR

Administração da INCARPO assegura a Cultura da Segurança Alimentar, segundo os seguintes parâmetros, de forma a assumir os seguintes compromissos:

  1. As funções são claramente comunicadas no âmbito de cada actividade da empresa através do Manual de Funções;
     
  2. Alterações que ocorram nos processos ou produtos são planeadas de forma a não implicar a segurança alimentar durante a produção. Qualquer obra que seja realizada às infra-estruturas, é realizada em horário pós laboral ou ao fim de semana.
     
  3. Todos os controlos realizados no âmbito dos planos HACCP incluem PPRO’s, PPR’s; BPF, etc) são verificados antes de serem arquivados, de forma a constatar a conformidade dos mesmos.
     
  4. Todos os anos é aprovado e implementado o plano de formação, assegurando desta forma formação adequada e supervisionamento da eficácia da mesma aos trabalhadores.
     
  5. Através da actualização da Legislação em vigor (colaboração dada pela APIC) e dos nossos esforços diários de supervisionamento, conseguimos manter a conformidade com os requisitos aplicáveis.
     
  6. Anualmente é realizada a Revisão do Sistema de Gestão da Empresa e são definidos objectivos e linhas de orientação de forma a incentivar a melhoria contínua, tendo em consideração os progressos em matéria de ciência, tecnologia e melhores práticas, espelhados na Política de Segurança Alimentar.

    Os responsáveis e colaboradores da empresa confirmam a manutenção da cultura de segurança alimentar através dos seguintes parâmetros:
     
  7. Produzem e distribuem alimentos seguros, cumprindo as Boas Práticas de Fabrico e colocando em prática os conteúdos aprendidos nas formações recebidas.
     
  8. Os responsáveis de seção e o Departamento da Qualidade têm a função de controlar, aconselhar e orientar os trabalhadores na realização da sua função, nas melhores condições de higiene e segurança, sensibilizando os diariamente e através de uma linguagem de fácil compreensão, comunicar os desvios e como ultrapassá-los de forma a prevenir a reocorrência.
     
  9. São disponibilizados recursos suficientes para garantir o manuseamento seguro e higiénico dos alimentos (detergentes, papel, EPI’s, desinfectante, material e equipamentos de limpeza, etc..)

Todos os colaboradores e responsáveis da Organização assumem o cumprimento desta Cultura.

Condeixa, 28 de setembro de 2023

A Administração